A
próxima geração do PlayStation é chamado oficialmente de PlayStation 5
e será lançado no final de 2020, anunciou a Sony Interactive
Entertainment.
Em um artigo publicado recentemente pela revista
Wired, a Sony compartilhou mais detalhes sobre a plataforma, com foco
específico em seu novo joystick:
O PlayStation 5 suporta ray-tracing. Esta não é uma correção no nível de software. "Há aceleração de ray-tracing
no hardware da GPU", disse o arquiteto de sistemas Mark Cerny, "que
acredito ser a afirmação que as pessoas estavam procurando".
Os
jogos físicos usarão discos ópticos de 100 gigabytes, que são inseridos
em uma unidade óptica que funciona como um Blu-ray player 4K.
A
instalação do jogo é obrigatória, mas um pouco diferente da instalação
do jogo no PlayStation 4. A instalação e remoção é um processo mais
configurável. "Em vez de tratar os jogos como um grande bloco de dados,
estamos permitindo um acesso mais refinado aos dados", disse Cerny. Por
exemplo, você pode instalar apenas uma campanha multijogador de um
jogo e deixar a campanha para um jogador para mais tarde. Ou instale
tudo e exclua a campanha para um jogador quando terminar.
A
interface do usuário foi completamente renovada. "Mesmo que seja
bastante rápido para iniciar jogos, não queremos que o jogador tenha
que iniciar o jogo, ver o que está acontecendo, iniciar o jogo, ver o
que está acontecendo", disse Cerny. “Servidores de jogos multiplayer
fornecerão ao console o conjunto de atividades que podem ser
ingressadas em tempo real. Os jogos para um jogador fornecem
informações como quais missões você pode fazer e quais recompensas você
pode receber por completá-las - e todas essas opções estarão visíveis
na interface do usuário. Como jogador, você simplesmente pula direto
para o que quiser. ”
O controle do PlayStation 5 se parece com o
DualShock 4, mas tem um pequeno buraco, que Cerny disse que será
discutido posteriormente. Um de seus novos recursos é o "gatilho
adaptável", que oferece níveis variados de resistência, e pode fazer
com que o disparo de um arco pareça autêntico, pois a tensão aumenta à
medida que você puxa a flecha para trás ou faz com que o disparo de uma
metralhadora pareça diferente de disparar uma espingarda. Ele também
possui feedback tátil "muito mais capaz" do que os motores de vibração
dos controladores atuais, com atuadores de bobina de voz "altamente
programáveis" nas garras esquerda e direita do controlador.
A
Sony demonstrou os recursos do controlador com demos do Astro Bot:
Rescue Mission e Gran Turismo Sport. Aqui estão as impressões da Wired:
Astro
Bot: Missão de Resgate - “Corri um personagem através de um nível de
plataforma, apresentando várias superfícies diferentes, as quais deram
experiências táteis distintas - e surpreendentemente imersivas -. A
areia parecia lenta e escorregadia; a lama parecia lenta e empapada. No
gelo, uma resposta de alta frequência fez os polegares parecerem
realmente como se meu personagem estivesse planando. Pulando em uma
piscina, senti a resistência da água; em uma ponte de madeira, uma
sensação saltitante. ”
Gran Turismo Sport - “Dirigindo na
fronteira entre a pista e a terra, pude sentir as duas superfícies.
Fazendo a mesma coisa na mesma faixa usando um DualShock 4 em um PS4,
essa sensação desapareceu completamente. Não era que o feedback de
estilo antigo empalidecesse em comparação, era que não havia nenhum
feedback. Os testes dos usuários descobriram que o feedback estridente
era cansativo demais para ser usado continuamente, então a versão
lançada do Gran Turismo Sport simplesmente não o usou. ”
O
controle do PlayStation 5 usa um conector USB tipo C para carregar e
possui uma bateria de maior capacidade. Embora um pouco mais pesado que o
DualShock 4, ainda será um pouco mais leve que o atual controle do
Xbox One "com baterias".
Vários estúdios já possuem kits de
desenvolvimento para o PlayStation 5, e os protótipos dos controladores
começaram a ser lançados mais recentemente.
A desenvolvedora do
remake de Shadow of the Colossus, Bluepoint Games, está trabalhando em
um título para o PlayStation 5. "Estamos trabalhando em um grande
problema agora", disse Marco Thrush, presidente da Bluepoint Games. “Vou
deixar você descobrir o resto.” Ele acrescentou: “O SSD me deixa
realmente empolgado. Você não precisa mais fazer truques de jogabilidade
para desacelerar artificialmente os jogadores - trancá-los atrás de
portas, algo assim. Nos dias de cartucho, os jogos costumavam carregar
instantaneamente; estamos voltando ao que costumavam ser os consoles. "
Enquanto
ainda falta mais de um ano para o lançamento do PlayStation 5, o
presidente e CEO da Sony Interactive Entertainment, Jim Ryan, disse em
um post no PlayStation Blog que ainda existem “muitas experiências de
sucesso no PS4, incluindo Death Stranding, The Last of Us Part II e
Ghost of Tsushima. ”
Mais alguns detalhes sobre o console, retirados de SIE.com:
Console
- Um SSD personalizado que permite acesso em alta velocidade
- Chip personalizado AMD
- CPU: x86-64-AMD Ryzen “Zen2” 8 núcleos / 16 threads
- GPU: mecanismo gráfico baseado em AMD Radeon RDNA (Radeon DNA)
- Unidade dedicada de processamento de áudio 3D
- Suporte para saída com resolução de até 8K para jogos
- Projetado para compatibilidade com títulos do PlayStation 4
- Suporte para PlayStation VR
Controlador
- Tecnologia háptica
- Gatilhos adaptáveis que criam resistência nos botões L2 e R2
Mídia física
- Blu-ray Ultra HD
- Discos de jogos com capacidade de 100 gigabytes
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